top of page

Confira dicas de oficinas temáticas para trabalhar assuntos relevantes com crianças e jovens

Nem só de atividades esportivas vivem os nossos projetos sociais. Com o intuito de oferecer expansão do pensamento e da criatividade, formação do espírito crítico, valorização da vida em sociedade, desenvolvimento pessoal e formação integral dos alunos, o planejamento das aulas vai muito além dos exercícios físicos propriamente ditos.

São incluídas ações transversais que trabalham temas relevantes para o público alvo e faixa etária, para o território em que o projeto está inserido e para a sociedade e o mundo (ESG, Agenda 2030 da ONU e etc). Os conteúdos podem ser trabalhados e divididos em alguns formatos como por exemplo por meio de passeios culturais esportivos, rodas de conversa, palestras, cursos, jogos, oficinas e etc.


O destaque da vez são as oficinas temáticas, onde muitas vezes misturamos atividade física, criatividade, protagonismo, roda de conversa e outras matérias escolares. Separamos alguns exemplos de oficinas que podem ser realizadas com crianças e adolescentes, em que se trabalham temas relacionados a alfabetização e gênero.


"NOS CONHECENDO MELHOR"

Oficina temática valores do esporte

Indicada para início de projeto, a oficina estimula a construção coletiva, e contribui para a integração entre todos e para adquirir conhecimento sobre o projeto, a(s) modalidade(s) e os valores do esporte.


Divididos em grupos, os alunos correm, um de cada vez, até o outro lado da quadra para buscar as letras e formar as palavras já determinadas e relacionadas ao tema.

FUTEBOL, RESPEITO, AMIZADE, IGUALDADE, CORAGEM e DETERMINAÇÃO foram algumas das palavras montadas.



"O QUE TEM EM COMUM?"


Essa oficina é uma adaptação da primeira. Os alunos devem formar o máximo de palavras possível com as letras disponíveis. As palavras são relacionadas ao tema que a oficina quer discutir (valores do esporte, gênero, competências socioemocionais, ou qualquer outro que faça sentido para o projeto e seus objetivos). A partir daí, desenvolve-se uma roda de conversa sobre o significado de cada uma, o que elas tem em comum, quem se identifica com qual e porque, entre outros.


"MENINAS E MENINOS”


Para promover a discussão de gênero, essa oficina estimula o pensamento crítico sobre os estereótipos de gênero, as construções dos papéis de gênero e suas consequências. Atividade semelhante ao "pique-bandeira", mas ao invés de resgatar a bandeira, os alunos resgatam os cards que contém frases e imagens representativas dos diferentes estereótipos de gênero e os classificam entre Mulher, Homem ou Homem e Mulher. Após o jogo, acontece o debate sobre as características mencionadas, quais valem para ambos os gêneros, os motivos de terem classificado cada card e etc.


No caso de projetos exclusivos para meninas, oficinas temáticas aliadas à um ambiente emocional e fisicamente seguro permitem que as meninas se sintam confiantes e livres para se expressar abertamente, sem medo de julgamentos ou intimidações, e levam as meninas a terem mais respeito e autonomia sobre suas escolhas e opiniões.

oficina temática sobre gênero. Projeto elas no futebol.

Conhece outras oficinas? Conta pra gente nos comentários!


Sobre o Cades


O Cades trabalha há 15 anos com projetos sociais esportivos no Estado de São Paulo, em regiões de alta vulnerabilidade social. Até agora, o Instituto já beneficiou mais de 61 mil pessoas, transformando vidas de crianças e adolescentes levando educação e qualidade de vida por meio do esporte.

Conheça mais sobre o Cades: www.institutocades.org.br / Instragram: @institutocades



SEJA UM AGENTE TRANSFORMADOR:

Você pode apoiar nossa causa e contribuir para levar esse e outros projetos para mais pessoas em vulnerabilidade social. Clique aqui e ajude a transformar vidas!



Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page
Teste