Projetos

Conheça os projetos desenvolvidos atualmente pelo CADES

 

  • Lei Federal de Incentivo ao Esporte:

 

Circuito Tênis para Todos Ano VII - Patrocínio: Banco Itaú e Rede - Execução em 2021

Circuito Tênis para Todos Ano VIII - Em captação

Desde 2013 o projeto promove oficinas de iniciação e apresentação do tênis para alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, realiza capacitação e formação para professores de Educação Física da Rede Pública com doação de materiais pedagógicos às Secretarias envolvidas.

O Circuito Tênis para Todos aposta na democratização do acesso ao esporte, visando a fomentação, desmistificação e ampliação da prática da modalidade como esporte lúdico, dinâmico e saudável entre crianças e adolescentes.

 

Cidades já visitadas pelo Circuito: Campinas - São Carlos - Araraquara - Americana - Osasco - Presidente Prudente – Bauru - Taubaté – Piracicaba - São José do Rio Preto - Santa Adélia - Bertioga – Tabapuã - Lorena - Piquete - Mairiporã - Eldorado - Mauá - Franca - Iporanga - Ilha Comprida – Cubatão – Botucatu – São Paulo – Apiaí - Caieiras -  São José dos Campos - Barra do Turvo

  • 53 Etapas realizadas

  • 52 Cidades visitadas

  • 35.403 Crianças impactadas  

  • 1.088 Professores capacitados

  • 120 Escolas atendidas

  • 8.003 Materiais pedagógicos esportivos doados 
    (dados de março de 2020)

Tênis para Todos em Paraisópolis Ano III - Patrocínio: Banco Itaú, Rede, Sulamérica e Credit Suisse - Execução em 2020 e 2021

Pelo terceiro ano consecutivo o projeto oferece oficinas de tênis continuadas que são realizadas gratuitamente na comunidade de Paraisópolis em São Paulo para crianças de 06 a 14 anos as 2ªf, 4ªf e 6ªf para ocupação no turno e contra-turno escolar.
Tênis para Todos em Paraisópolis Ano IV - Em captação

Pré Atletismo na Escola - Patrocínio: Sulamérica e Credit Suisse - Execução em 2020 e 2021

Pré Atletismo na Escola Ano II - Em captação

O projeto adaptado de atletismo aprimora a capacidade física e aumenta o repertório motor dos alunos da rede pública de ensino, com base nos movimentos básicos da modalidade, dando enfoque para o ATLETISMO e suas demandas específicas. 

Escola de Tênis para Meninas - Patrocínio: Mastercard - Execução em 2020 e 2021

O projeto é destinado a garotas na faixa etária de 08 a 14 anos da rede publica de ensino da cidade de São Paulo/SP. As meninas deixam de praticar esportes por vários motivos, dentre os principais pela falta de confiança, de autoestima e da crença de que esse universo é mais adequado aos homens. Essas questões acabam impedindo as meninas de avançarem na prática esportiva e a repetirem modelos culturalmente disseminados no universo feminino.

Circuito Pré Atletismo Escolar - Patrocínio: Sulamérica - Execução em 2021

Circuito itinerante pelo interior de SP com vivências de iniciação no atletismo em escolas públicas para crianças de 06 a 12 anos, capacitação técnica para professores e doação de materiais pedagógicos.

Esportes de Raquete para Meninas - Em captação

Projeto inédito de ação continuada de 12 meses incluindo as modalidades de Tênis, Badmington e Beach Tenis.

Atendimento: 260 meninas de 06 a 20 anos

Local: Unidade Chiquinha Gonzaga da Fundação CASA e Escola Estadual Dr Álvaro de Souza Lima
Inicio previsto para Agosto de 2021

Parceria: SESC Belenzinho

  • Lei Paulista de Incentivo ao Esporte:

 

I Caravana Paulista de Pré-Tênis - PatrocínioHyundai Glovis - Execução em 2021

O Projeto pretende despertar a disciplina e o interesse pela prática de atividades esportivas em crianças e adolescentes estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, desenvolvendo suas capacidades de aprendizagem, por meio de vivências e oficinas, como também sua capacidade de pensar e estabelecer bases, a fim de desenvolver uma pessoa ética, capaz de conviver em ambientes democráticos.

ELAS no Futebol - Em captação

Projeto esportivo educacional voltado ao público feminino, na modalidade Futsal, é oferecido às alunas da Rede Pública de Ensino de 6 a 12 anos, oportunizando novas vivências pedagógicas e possibilidades sociais.

Caravana Piracicaba de Pré-Tênis Ano II - Em captação

O Projeto, pelo segundo ano, pretende despertar a disciplina e o interesse pela prática de atividades esportivas em crianças e adolescentes estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de Piracicaba, desenvolvendo suas capacidades de aprendizagem, por meio de vivências e oficinas, como também sua capacidade de pensar e estabelecer bases, a fim de desenvolver uma pessoa ética, capaz de conviver em ambientes democráticos.

Circuito Formação Pré-tênis e Beach-tênis Ano II - PatrocínioHyundai GlovisConcluído

O projeto tem como objetivo vivencias para as crianças nas modalidades Tênis e Beach Tênis e formação aos professores da rede pública de ensino, com doação de materiais pedagógicos às Secretarias envolvidas. São realizadas clínicas de iniciação para crianças de 06 a 14 anos nas Escolas da Rede Pública de Ensino e nas praias ou nos espaços públicos de cada cidade.

Cidades já visitadas pelo Circuito: São Vicente, Mauá, Sto. André, Ilha Comprida, Itanhaém, Cubatão, Osasco e Piracicaba. 

Projeto Química do Esporte - Concluído

Projeto de ação continuada em parceria com IPDA - Instituto Paulista do Desporto Amador na cidade de Mauá/SP desde 2015 com aulas de Tênis para crianças de 05 a 14 anos,  todas as 3ªf e 5ªf, das 08:30 às 11:30 / 14:00 às 17:00. Os 350 beneficiários são da Escola Municipal Profª Neuma Maria e da comunidade do Jardim Paranavaí na cidade de Mauá.

  • Verba Direta:

Projeto Esporte nas Escolas ("Adote uma Escola")

Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de SP - Diretoria de Ensino Região Centro Sul - Em captação e execução

O programa implementa uma cultura esportiva em escolas públicas, aliando educação e esporte no desenvolvimento de crianças e jovens através de três pilares principais:
•Inserção de diversificação esportiva nas aulas de educação física, com doação de kits completos de materiais esportivos;
•Capacitação e orientação continuada para professores de educação física e coordenadores pedagógicos, fortalecendo sua atuação através de uma metodologia própria;
•Infraestrutura para manutenção do espaço esportivo.

Primeira Escola adotada em 2020: Prof. Carolina Augusta da Silva Galvão

 

Programa Hopp de Educação e Esporte

Campanha de doação - Em execução

Atendimento continuado, Vivências Esportivas e Doação de materiais:
Fundação CASA Unidade Feminina Chiquinha Gonzaga - SP - Executado em 2020

Escola Municipal Neuma Maria da Silva - Mauá/SP - Executado em 2020
E.E. Dr. Álvaro De Souza Lima – SP - Execução em 2021
Casa Dom Orione da Paróquia N. S. Achiropita - SP - Execução em 2021

 

  • Literatura Infantil:
     

A Menina Digit@l - eBook/Livro Digital

A história relata o encontro de duas meninas, uma do mundo real e outra do mundo digital, que através de um contato mágico, descobrem a importância e o prazer da atividade física, do brincar e das relações que o esporte proporciona. Tudo isso com a ajuda de uma professora super heroína.

Apenas R$ 9,90 - Clique aqui para adquirir o seu. Disponível também nas lojas Apple e Google.

Na compra do eBook você contribui para a distribuição do livro nas escolas públicas atendidas pelo Instituto.

  • Voluntariado:

Programa Esporte Voluntário
Voluntário - Em execução

Visitas a Organizações de Assistência social e beneficentes da cidade de São Paulo, com vivências esportivas e doação de materiais esportivos. Atuação também na cidade de Mauá/SP com aulas de Tênis para crianças de 05 a 14 anos (continuação do projeto Química do Esporte).
Clique aqui e saiba mais sobre o programa e como ajudar.