FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CORPO E MOVIMENTO, RECREAÇÃO E LAZER NA PRIMEIRA INFÂNCIA

NESTE ÚLTIMO SÁBADO 24/06/2017, O INSTITUTO CADES DESENVOLVEU UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE MAUÁ. FORAM MAIS DE 50 EDUCADORES QUE PASSARAM PELO CIRCUITO DE FORMAÇÃO “ CORPO E MOVIMENTO, RECREAÇÃO E LAZER NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Os professores Carlos Freitas e Adriano Cardoso , do Instituto Cades promoveram a ação na escola, com objetivo de despertar o lúdico nos educadores para que sentissem o quanto é prazeroso aprender brincando; a ação também focou na importância do trabalho em equipe , tanto para os profissionais quanto para as crianças que estão em formação da personalidade. Vale ressaltar que a escola é polo de um projeto de iniciação ao tênis. O trabalho teve dois momentos voltados para esses objetivos:


• Vivências de atividades recreativas • Vivências de atividades pré-tênis




Já fizemos um bate-bola anteriormente sobre a importância das atividades físicas para o desenvolvimento da cognição nas crianças, mas vale lembrar alguns benefícios:


Quando a criança está inserida numa atividade esportiva, ela interage com outros amigos e professores, mesmo nas modalidades individuais, e cria laços. Além disso, aprende outras formas de brincar, o que auxilia no processo de socialização. Muitas vezes na brincadeira é preciso pensar, deduzir e analisar situações. A escola infantil é um lugar de descobertas e de ampliação das experiências. A atividade física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento.


Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em 25 de janeiro de 2016 escancara um dos maiores problemas de saúde pública do mundo moderno: a obesidade infantil. De acordo com o levantamento, realizado em mais de 100 países, o número de crianças obesas menores de 5 anos de idade saltou de 31 milhões para 41 milhões entre os anos de 1990 e 2014. Brincar é o que as crianças fazem quando não estão comendo ou dormindo, ocupando o máximo das suas horas, é sua própria cultura, só isso já justificaria a importância dos professores de Educação Infantil terem um grande repertório de práticas recreativas e atividades lúdicas. Embora, muito se discuta sobre a necessidade de um professor de Educação Física na Educação Infantil, constata-se que ainda não é uma realidade, logo, formações específicas com profissionais da área, contribuem muito com a qualificação dos profissionais da Educação Infantil, que embora saibam da importância destas atividades, ainda sentem receio de levá-las à prática temendo que os alunos se machuquem ou comprometam o desenvolvimento físico por práticas inadequadas.


A primeira infância é o momento de brincar por excelência e cultura própria, portanto Investir na formação dos professores da Educação Infantil é investir em infância feliz, e adultos saudáveis!





REFERÊNCIAS

http://bebe.abril.com.br/gravidez/41-milhoes-de-criancas-menores-de-5-anos-estao-obesas-no-mundo-segundo-oms/

Por: Ricardo Julio de Souza Amaro

Diretor Executivo do Instituto Cades

Colaboração : Lucimara Loro

Pedagoga do Instituto Cades

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