top of page

Pelo quinto ano, projeto social do Cades transforma vidas através do Tênis

O Tênis para Todos Paraisópolis iniciou em março o quinto ano de atuação na segunda maior comunidade de São Paulo

Projeto de ação continuada e que aposta na democratização do acesso ao esporte visando a fomentação, desmistificação e ampliação da prática da modalidade, o Tênis para Todos Paraisópolis entrou neste mês de março no seu quinto ano de atuação dentro da segunda maior comunidade de São Paulo.


O Tênis para Todos Paraisópolis foi implantado pelo Instituto Cades, em 2018, e desde então já beneficiou cerca de 2.500 crianças e jovens, de 6 a 14 anos, nas quatro primeiras edições. Para o Ano V, que recém começou, o projeto prevê um total de 550 atendimentos, aos alunos da EMEF Dom Veremundo Toth e do CEU Paraisópolis.



O projeto oferece oficinas de iniciação e apresentação do tênis para os alunos da rede pública de ensino, com um planejamento de aulas e conteúdos (ações transversais) com exercícios de convivência com o outro, habilidades da cognição, raciocínio lógico e análise, força e velocidade, jogos, palestras e rodas de conversas com conteúdos ligados aos objetivos de desenvolvimento da ONU, passeios culturais esportivos, oficinas bimestrais com os familiares dos beneficiados e a Rede de Proteção Social. Todos os materiais pedagógicos utilizados nas atividades são doados às escolas.


Rede de Proteção Social


Com o projeto consolidado na comunidade, desde o Ano IV, o CADES ampliou sua atuação em Paraisópolis, criando a Rede de Proteção Social, que tem como objetivo identificar as crianças em alto risco de vulnerabilidade social e buscar auxiliar as famílias na sua estruturação, acolhendo e realizando os encaminhamentos necessários junto aos parceiros integrados.


Em atividade desde setembro do ano passado, a Rede de Proteção já atendeu 60 crianças, em parceria com a EMEF Dom Veremundo Toth, EMEF CEU Paraisópolis, CAPS Infantojuvenil Campo Limpo, UBS Paraisópolis III, Instituto Verter e Instituto Israelita de Responsabilidade Social (Hospital Israelita Albert Sabin) e com patrocínio da empresa Blackpartners.


"A vivência e o conhecimento do território adquiridos durante esses anos de projeto possibilitaram a implementação da Rede e aumento do impacto social, onde o esporte é a ferramenta para a melhoria da qualidade de vida em todos os sentidos", destaca Ana Cristina Amaro, presidente do CADES.


O Tênis para Todos Paraisópolis – Ano V tem o patrocínio do Banco Itaú Unibanco e Credit Suisse, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O projeto também foi contemplado com a terceira, quarta e quinta edições do Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, na categoria Infância e Adolescência.


Sobre o Cades

O Cades trabalha há 15 anos com projetos sociais esportivos no Estado de São Paulo, em regiões de alta vulnerabilidade social. Até agora, o Instituto já beneficiou mais de 61 mil pessoas, transformando vidas de crianças e adolescentes levando educação e qualidade de vida por meio do esporte.

Conheça mais sobre o Cades: www.institutocades.org.br / Instragram: @institutocades


GOSTOU?


Você pode apoiar nossa causa e contribuir para levar esse e outros projetos para mais crianças de escolas públicas. Clique aqui e seja um doador!



Por DGW Comunicação – Daniela Giuntini


Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page
Teste