Dia da Favela: Instituto CADES atua em três ODS e oferece perspectivas de futuro para alunos de escolas públicas
O Instituto CADES não só transforma vidas de crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos sociais e melhoria da qualidade de vida pelo esporte, mas também possui uma Rede de Proteção Social que para amplia o impacto social nas comunidades que atua.
Com isso, no mês em que se comemora o Dia da Favela, 4 de novembro, o CADES atua de forma ampla, levando Esporte educacional para as escolas públicas e seus arredores, assim como em algumas instituições, com objetivo de transformar as vidas das crianças e adolescentes.
Conforme explica Joaquim Calmon, Coordenador Técnico do CADES e Responsável pela Rede de Proteção Social, há objetivos específicos que são realizados, tais como propiciar o fortalecimento do vínculo familiar com o atendimento das necessidades, buscando reestruturar e fortalecer a autoestima e cidadania de todos os membros da família, quebrar o silêncio em torno da saúde mental, fomentar a cultura da escuta sem julgamentos - escuta empática - promovendo uma melhor compreensão da saúde mental e suas consequências e promover ações, exercícios e oportunidades dentro das aulas dos projetos para estimular a conversa entre alunos e professores, a fim de detectar situações e alunos vulneráveis.
“Atuamos com o esporte educacional nas comunidades, que auxilia na promoção do desenvolvimento integral dos jovens, oferecendo oportunidades de crescimento e construindo uma sociedade mais justa e igualitária”, diz ele. Dentre nossas ações, temos Atendimento psicológico, Atendimento contínuo para crianças e adolescentes, Rodas de conversa, Discussões de temas relevantes para melhoria da convivência e do ambiente escolar, Atendimento oftalmológico, Exames e doações de óculos, Higiene bucal e Palestra e vídeo educativo sobre o tema, com entrega de kit com escova e pasta dental”, completa.
A Rede de Proteção Social do Instituto CADES é formada por Escolas, Psicóloga e 16 Instituições Parceiras. Ela integra atores sociais, serviços públicos e de garantia de direitos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida de famílias vulneráveis e para criação de políticas públicas eficazes.
Por Fernanda Spagnuolo – Estrela Comunicação
GOSTOU?
Você pode apoiar nossa causa e contribuir para levar acesso a saúde física e mental para mais crianças e jovens de escolas públicas. Clique aqui e seja um doador!
Comments