top of page

Circuito Pré-Atletismo Escolar passou por 5 cidades e atendeu mais de 2.400 crianças

O projeto é um circuito itinerante que passa até 2 dias em cada cidade levando vivências de atletismo para crianças de 6 a 14 anos de escolas públicas e doação de material. As etapas incluem as cidades de São Paulo, Embu-Guaçu, Carapicuíba, Piracicaba e Lorena.


Alunos circuito atletismo instituto cades

O Pré-Atletismo é uma ferramenta pedagógica para o aprendizado do Atletismo Escolar e favorece o desenvolvimento motor, criativo, emocional e social dos alunos. A doação dos materiais para as instituições beneficiadas possibilita dar continuidade nas atividades nas aulas de educação física.

A metodologia desenvolvida pelo Cades possibilita que todos brinquem juntos, sempre de forma inclusiva, permitindo inúmeras situações lúdicas, tanto pela adaptação e criação das regras, disposição e uso dos espaços físicos existentes e a construção de materiais e equipamentos por meio de recursos recicláveis que possibilitam a execução dos exercícios sem depender de materiais formais.


“Práticas inovadoras possibilitam às crianças descobrirem atividades básicas como corridas de velocidade e de resistência, diferentes situações de saltos, também várias maneiras de se arremessar ou lançar um objeto, nos mais diversos espaços que a sua escola disponha. As oficinas de atletismo dão às crianças a oportunidade de obter maior benefício da prática do esporte, quanto a saúde, educação e socialização”, explica Ana Cristina Amaro, presidente do Cades.


“Ensinamos os alunos a terem consciência corporal, além de reforçar todos os benefícios intrínsecos à pratica de atividade física em grupo. Possibilitamos e ampliamos acesso à prática do atletismo para as crianças e adolescentes, incluindo os deficientes físicos e pessoas com necessidades especiais, prioritariamente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social”, acrescenta.

aluno saltando circuito atletismo instituto cades

As etapas ocorreram nos dias 30/06 e 01/07 na Escola Dom Veremundo Toth - Paraisópolis/SP, 11/08 na Escola Joaquim Mendes Feliz em Embu-Guaçu, 12/08 na Escola Profª Cecilia da Palma V. Sardinha em Carapicuíba, 01 e 02/09 nas Escolas Municipais Profº Manoel Rodrigues e Profº Jose Pouza Toledo em Piracicaba, 04 e 05/10 em Lorena nas Escolas Estaduais Arnolfo Azevedo e Profº Joaquim Ferreira Pedro, respectivamente.


O Circuito Pré-Atletismo Escolar é um projeto realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte com o patrocínio da SulAmérica.



Sobre o Cades


O Cades trabalha há 15 anos com projetos sociais esportivos no Estado de São Paulo, em regiões de alta vulnerabilidade social. Até agora, o Instituto já beneficiou mais de 61 mil pessoas, transformando vidas de crianças e adolescentes levando educação e qualidade de vida por meio do esporte.

Acomanhe o Cades nas redes sociais: Instagram / Facebook / Linkedin / Youtube


Matéria: DGW Comunicação – Daniela Giuntini

Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page
Teste