top of page

PRÉ TÊNIS AGITA A CIDADE DE PIRACICABA

I Caravana Piracicaba de Pré Tênis, aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e com patrocínio da Hyundai Glovis e Instituto InterCement, teve início no mês de março e irá atender ao todo cinco escolas municipais da cidade de Piracicaba e mais de 1.500 crianças. Além das vivências esportivas, haverá dois dias de capacitação aos profissionais da rede municipal de ensino da cidade, onde será feita uma dinâmica prática sobre a metodologia Cades e uma oficina de confecção de raquetes e outros materiais didáticos sustentáveis.

O Projeto pretende despertar a disciplina e o interesse pela prática de atividades esportivas em crianças e adolescentes estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de Piracicaba, desenvolvendo suas capacidades de aprendizagem, por meio de vivências e oficinas, como também sua capacidade de pensar e estabelecer bases, a fim de desenvolver uma pessoa ética, capaz de conviver em ambientes democráticos.

“Esse projeto é inovador, traz um esporte considerado de elite, permitindo acesso e oportunidade a todos sem distinção. Ninguém espera para brincar, a vivência é organizada para que todos se integrem e aprendam independente do seu nível de habilidade ou conhecimento de outra modalidade”, disse a professora de educação física da Secretaria Municipal de Educação da cidade, Priscila Lima Pedrassani.

Faz parte do escopo da Caravana a entrega de kit com materiais esportivos para que os alunos da Rede Municipal possam continuar praticando, brincando e, o mais importante, tendo acesso ao esporte. Segundo a professora Priscila, os kits ficarão sob-responsabilidade da Secretaria, circulando entre as escolas ao longo do ano letivo.

A equipe de gestores e professores da escola Wilson Guidotti, uma das contempladas pelo projeto, destacou a importância do trabalho realizado: “O trabalho ampliou nossas possibilidades de construção de novos conhecimentos, trabalhando o diálogo com os alunos e entre os alunos, com o coletivo, regras, disciplina, promovendo o desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos estudantes. Percebemos a importância da prática do esporte no dia a dia, acreditando que isso pode transformar a vida.”

Pré Tênis na escola Wilson Guidotti

A metodologia Cades possibilita que qualquer pessoa, independente da faixa etária e habilidade com esporte, entre em contato com a modalidade de forma lúdica e divertida, utilizando de materiais adaptados, infláveis, lançadores de bolas, entre outros. No caso da escola Professor Francisco Benedicto Libardi, que recebeu o projeto nos dias 22 e 29 de março, professores e funcionários participaram das atividades junto com os alunos:

“A integração realizada com alunos, funcionários e professores foi realizada de maneira plausível. A Caravana desenvolveu um trabalho de grande importância para a nossa escola”, destacou Graziela Dorta Ribeiro, diretora da escola.

Até o final do projeto serão contempladas as escolas Manoel Rodrigues Lourenço (05/04), Alberto Tomazzi (12/04), Aracy de Moraes Terra (26/04) e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (03/05), sendo as duas últimas apenas para educadores.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Contribua com a nossa causa e ajude a levar o esporte para mais crianças, jovens e comunidades: https://risu.com.br/doar/instituto-cidadania-atraves-do-esporte

Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page
Teste