Esporte e Educação, um caminho para cidadania
Após três anos de projeto continuado de Pré Tenis numa escola da região metropolitana de SP executado pelo Instituto CADES em metodologia e profissionais , mensurou-se crescimento de 16% no índice de conhecimento alfabético dos alunos dos primeiros anos em relação aos anos que as crianças não tinham nenhuma prática esportiva aliada ao projeto pedagógico curricular da escola, como refere PAES e BALBINO, 2009, sobre a importância dessa complementaridade. Claro que não podemos atribuir esse crescimento somente à prática esportiva , mas a um conjunto de fatores que interferem diretamente na aprendizagem. Além dos aspectos motores, a iniciação esportiva pode ensinar valores éticos, sociais e morais. As bases teóricas , referem que as atividades físicas têm uma relação estreita com a construção da inteligência aumentando a formação de sinapses que promovem o ganho cognitivo nesta fase em que o cérebro tem uma plasticidade muito grande; já as práticas esportivas contribuem solidamente com o desenvolvimento infantil de forma interdisciplinar. Sabemos que em tempos digitais, é comum vermos as crianças passarem horas praticando esportes somente com os dedos! Parece engraçado, mas é uma realidade e uma preocupação dos educadores, que por um lado conhecem a base teórica e a importância das atividades físicas, porém na formação de professores, não há uma preparação específica que dê suporte e segurança para que trabalhem essas atividades sem receios de prejudicar o desenvolvimento corporal dos pequenos, o que muitas vezes acaba reduzindo a educação física que compõe a grade curricular na educação fundamental, à brincadeiras e atividades livres, quando acontecem. Podemos inferir no caso específico desta escola , que o avanço no processo de alfabetização desses alunos ,conhecimento este que conseguimos mensurar nessa faixa etária, teve relação direta com as atividades físicas; podemos ainda afirmar que o ganho cognitivo atingiu outras áreas do desenvolvimento global de forma interdisciplinar , pois as atividades esportivas para além de ter contribuído com o desenvolvimento da consciência corporal, espacial e temporal, estimulou a transição do comportamento de autossatisfação, rumo a socialização, uma vez que também explorou conteúdos atitudinais, melhorando o comportamento e a disciplina dos alunos. A prática esportiva, trata-se ao nosso ver , de uma estratégia facilitadora do desenvolvimento biopsicossocial do ser humano, com o diferencial e a excelência de falar a linguagem lúdica das crianças!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
PAES, R. R.; BALBINO H. F. A Pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos. (2009) In: De Rose Jr., D. (Org.) Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2ª Ed. pp.73-83. Porto Alegre: Artmed
Por LUCIMARA LORO, PEDAGOGA - FORMADA PELA PUC-SP, ESPECIALISTA EM GESTÃO, PSICOPEDAGOGIA , EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR